28 de dezembro de 2015

Os Limites

         O Universo pode ser finito, mas o espaço "vazio" não faz sentido ter limites em termos de extensão. Imaginando que estamos de alguma forma a viajar pelo espaço e de repente nos deparamos com uma parede, aparentemente plana devido à sua vasta imensidão mas na realidade esférica que fecha o universo numa prisão capsular.
         E agora? Tentamos atravessar a barreira? E o que poderá acontecer a seguir? Existem varias teorias relacionadas, das quais a menos incontestável seria, passarmos diretamente para o outro lado da extremidade do universo, ou seja, tendo em conta que o plano "ϰ" da esfera limiar do espaço tem um diâmetro [AB], os pontos seriam as suas extremidades, poderiamos então atravessar de B para A e vice-versa, talvez à velocidade da luz como diz Stephen Hawking ou instantaneamente que é impossível perante as atuais consideradas e mais utilizadas leis da Física. Não largando a hipótese de ser possível tocar num extremo e não haver nada para além disso, nem mesmo espaço vazio, como se trata-se de uma bolha, o limite da folha espacial. Esta última hipótese faz ainda menos sentido e pode ser deixada para a ficção cientifica, dada a possibilidade ser tão baixa e muitos poucos cientistas a defenderem.

         Sobra-nos então possibilidade dum espaço infinito tornando as soluções dos problemas da física, bem mais simples. O Big Bang pode não ter ocorrido num ponto singular mas sim em todo o espaço. Nós não sabemos o que há para além do espaço observável, apenas calculamos probabilidades de um espaço matemático que se encontra para lá do conhecimento, desse modo resta-nos saber se o espaço traça uma ligeira curvatura acabando em bordas finitas ou se é infinitamente linear.


"A diferença entre o Finito e o Infinito é Infinita..."
The Rationalist




Sem comentários:

Enviar um comentário